21 de março de 2008

Sexta-Feira Santa






Na Sexta-feira Santa revivemos o sofrimento e a morte de Cristo no Calvário.
Agora, traído por Judas que O entrega aos soldados romanos por 30 moedas de prata, sob a acusação de subversão e de perturbação da ordem, Jesus é abandonado, por seus discípulos e três vezes negado por Pedro.
Então se seguem uma série de humilhações e maus tratos até o Seu julgamento por Pilatos e depois por Herodes, que acaba por condena-Lo à morte, atendendo ao clamor do povo que exige que soltem Barrabás, um ladrão, e crucifiquem Jesus.
Conforme relata a Bíblia, mais ou menos ao meio dia da sexta-feira, o sol pára de brilhar, a escuridão cobre a terra até às três horas da tarde. Então, Jesus grita – “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Dizendo isso Jesus morreu. (Mc 15. 33-41, Mt 26. 44-75 e 27. 1-66, Lc 22 e 23, Jô 18 e 19)
O corpo de Jesus foi pedido à Pilatos por José, da cidade de Arimatéia, um senhor influente na região. José de Arimatéia enrolou Jesus num lençol de linho e sepultou-O num túmulo, cavado numa rocha, que nunca tinha sido usado por ninguém. Maria Madalena e Maria mãe de Jesus assistiram a tudo isto.
Na sexta-feira não há missa em nenhum lugar do mundo. O altar da Igreja fica iluminado sem toalha, sem cruz, sem velas nem adornos.

3 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Interessante que ainda muitos católicos não vivem esse momento de dor e adoração que é a Sexta feira.
Ótimo post! Uma santa Páscoa para você e sua família!

Teresa Calcao disse...

Ola,
Uma Santa e Feliz Pascoa!!!!!!
Beijinho

Paulo disse...

Mas Domingo será a Via Lucis, feliz Páscoa

Enviar um comentário